12 erros que acabam com os cabelos

1.Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. 

2.Deixar o condicionador no cabelo: os condicionadores abrem as escamas dos fios. "Assim conseguem penetrar e tratá-los". Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa. 

3.Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos. ( Não esqueço nunca! Pelo menos uma vez por semana faço hidratação com Orofluido, notei que meu cabelo começou a ficar mais liso... até parece que tô fazendo progressiva... e sem química alguma!

4.Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor". (Eu lavo o cabelo com água quente direto... nesse frio que está fazendo aqui em Porto Alegre fica impossível!)

5.Usar máscara hidratante na praia:não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo". Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos. ( Aiiiii eu sempre faço isso!!! #fail! )

6.Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. "Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda". Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais. (Fazia isso antes para tentar domar as madeixas, mas a única coisa que deu resultado foram as hidratações... ) 

7.Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando". Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar. ( Ufa, ainda bem que já aposentei minha chapinha! Espero nunca mais ter que  usá-la!)

8.Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova. ( Uso bastante o secador no inverno, não dá pra sair de cabelo molhado para rua nesse frio, é ficar doente certo, sempre usando um protetor térmico para proteger os fios).

 9.Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair. ( xiiiiii a última vez que cortei minhas madeixas foi em fevereiro!!! Por enquanto sem sinal de pontas duplas... Acho que irei cortar quando voltar de viagem em agosto...)

10.Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente. ( Eu uso pente comum, mas só com o cabelo molhado, com ele seco prefiro passar os dedos e pronto )


11.Fazer mais de duas químicas:você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo". 

12.Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado". ( Eu sempre passo defrizante, alterno entre o charming Gloss e o Multi Ação da Helcla que é muitooooo bom, vem em uma embalagem de 400 mL custa R$21,00 e cumpre sua função!)

Produtos que eu uso para cuidar dos cabelos:

- Shampoo Fresh da Tutanat
- Bálsamo Fresh selador de cutículas da Tutanat ( Amoooooooooooo!!!!)
- Defrizante Charming gloss ou Multi Ação da Helcla
- Spray para  brilho Charming gloss ou Neez
- Cápsulas de brilho da Avon, amoooo!! dá brilho, deixa o cabelo macio e cheiroso! 
- Creme para hidratação tenho vários... não tem um que eu goste mais... qualquer creme com um pouco de Orofluido fica bom, por mais baratinho que seja...

Bom... é isso que uso para tratar das minhas madeixas, e você? quais os produtos que você utiliza para cuidar do seu cabelo? 

bjs  

Fonte:minhavida

6 comments

Kelly Cristina 29 de junho de 2011 às 13:06

Ain identifiquei dois erros, mas 1 deles eu não consigo deixar =(
Lavo os cabelos na água super quenteeee, esse eu não consigo abandonar =( e às vezes fico muuuiiitooos meses sem cortar os cabelos...
Bom, os produtos de cuidados com o meu cabelo são:
1. Shampoo manipulado
2. condicionar (esse eu alterno)
3. ampolas de tratamento da pantene e da avon
4. Creme de tratamento Kerastase (Oil Relax)
5. leave in da Natura
6. Óleo reparador de pontas da Avon
Bom, é isso...
Bjus
=)

Carol 29 de junho de 2011 às 16:33

Adorei as dicas, o meu tadinho já
está detonado! x___x

da uma passada no meu Blog depois ;)

postei looks da Alice in wonderland

http://carolprivatewonderland.blogspot.com/

beijos

Unknown 30 de junho de 2011 às 16:25

menina, eu já usei mácara e esqueci no cabelo, excedi o tempo indicado, muito bom saber q naum pode!!!!

adrianaferreiira 2 de julho de 2011 às 21:32

Dicas super velidas
huum adorei

Rafa 10 de julho de 2011 às 14:02

Adorei o post!!
Tenho certeza que todas nós já cometemos alguns desses erros!!
Agora é só ler tudinho com atenção e não errar mais!!
Bjossss

Liss 5 de agosto de 2011 às 13:06

Eu também execedi o tempo com o creme de hidratação Novex plastica capilar e realmente meu cabelo ficou um plastico!!! O que devo usar agora p voltar ao normal??? Estou desesperadaaaaa...

Postar um comentário